O Partido Social-Democrata (PSD) assinalou o Dia do Trabalhador com um almoço-convívio em Lousada, que contou com a presença de Paulo Rangel, cabeça de lista da AD – Coligação PSD /CDS pelo distrito do Porto. O evento, realizado na Quinta da Ponte, em Cernadelo, reuniu militantes, simpatizantes e dirigentes locais e distritais, refletindo o crescente dinamismo do partido na região e no concelho.
O ponto alto deste almoço foi o discurso de Leonel Vieira, que se apresentou como candidato à presidência da Câmara Municipal de Lousada. No seu discurso, o social-democrata reafirmou o compromisso com um novo ciclo político, baseado na proximidade, desenvolvimento e resposta aos desafios concretos da população.
“Tenho mesmo uma ligação muito forte a Lousada. Porque gosto, porque amo esta terra, sinto que tenho a obrigação de dar o meu contributo para um melhor e sustentável desenvolvimento do concelho”, afirmou. Com uma intervenção marcada pelo inconformismo, reforçou: “Não me conformo com os fracos índices de desenvolvimento do nosso concelho. Não me conformo com os baixos salários da nossa população trabalhadora. Não me conformo com a degradação dos serviços públicos (conservatória, finanças, CTT entre outros) por falta de pessoal e fracas condições de acessibilidade.”
“Não me conformo que a maioria dos nossos jovens qualificados sejam obrigados a sair da nossa terra”, Leonel Vieira
O candidato social-democrata identificou ainda como prioridade a criação de mais oportunidades para os jovens: “Não me conformo que a maioria dos nossos jovens qualificados sejam obrigados a sair da nossa terra porque aqui não encontram oportunidades de emprego. E por isso vamos implementar políticas favoráveis à captação de investimento que crie empregos com salários mais elevados.”
“Quero que Lousada seja a capital do Vale do Sousa no desenvolvimento sustentável e na qualidade de vida dos seus cidadãos”
No encerramento da sua intervenção, Leonel Vieira deixou um apelo à mudança: “Lousada pode e tem que ser muito mais do que isto. Temos que libertar os lousadenses e as instituições destas amarras impostas por este executivo municipal que há 36 anos lidera a Câmara.” E concluiu com ambição: “Quero que Lousada seja a capital do Vale do Sousa no desenvolvimento sustentável e na qualidade de vida dos seus cidadãos.”
Paulo Rangel elogia coragem de Leonel Vieira
O tradicional almoço contou com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel. Na sua intervenção, Rangel destacou a importância do 1.º de Maio como “o dia do trabalho e dos trabalhadores”, reafirmando que “a valorização do trabalho não é exclusiva da Esquerda” e que “não podemos deixar que esse dia seja capturado pela Esquerda”.
Sobre a candidatura de Leonel Vieira à Câmara de Lousada, Rangel afirmou que “ser candidato hoje é um ato de coragem e desprendimento”, considerando-o uma “alavanca para o desenvolvimento, crescimento e modernização do concelho”, depois de anos de governação socialista. E concluiu: “Leonel Vieira é um verdadeiro trabalhador por Lousada, preparado para servir o seu concelho. Este Concelho, que está realmente marginalizado pelas políticas socialistas, não pode, não deve, desperdiçar esta oportunidade única”.
Carla Barros destaca melhorias proporcionadas por governo de Montenegro
Carla Barros, presidente da Distrital dos TSD do Porto, dirigiu-se aos presentes com uma mensagem de confiança e reconhecimento do progresso alcançado no país. “O Dia Internacional do Trabalhador é o momento de reconhecer algumas conquistas do passado, como a maioria dos nossos direitos no mundo laboral, as nossas condições de trabalho. Mas neste momento de política forte e quente do país, temos de pensar e refletir sobre como está o país neste momento”, afirmou Carla Barros.
A dirigente sublinhou a mudança positiva do cenário político nacional, elogiando o atual executivo: “A certeza que vos quero transmitir é que hoje, ao contrário da situação que vivíamos há um ano atrás, o país está mesmo muito melhor. O país está melhor. E foi graças à ação deste governo. Foi graças ao primeiro-ministro — o homem convicto, o homem firme, o homem de palavra — que hoje estamos onde estamos.”
Líder dos TSD de Lousada defende políticas que “aliviem o encargo dos trabalhadores”
O líder local dos Trabalhadores Sociais-Democratas (TSD), José Luís Monteiro, dirigiu algumas palavras aos presentes, sublinhando a importância da data. Na sua intervenção, destacou o simbolismo do 1.º de Maio como “uma homenagem à dedicação, força e perseverança de cada trabalhador”, lembrando que o trabalho é não só um meio de sustento, mas também “uma expressão de dignidade e comprometimento”. Luís defendeu ainda políticas que aliviem os encargos sobre os trabalhadores, nomeadamente no que toca às rendas elevadas, e reforçou o papel das autarquias na promoção de melhores serviços e condições de trabalho. Afirmou também a importância da formação contínua, da valorização das carreiras e da ligação entre os colaboradores e os objetivos das empresas, desafiando os empregadores a envolver os trabalhadores na construção do sucesso coletivo.